terça-feira, 12 de novembro de 2019

O seu momento


Nos dias atuais as pessoas se queixam de um grave problema coletivo: o stress. Algumas andam estressadas todos os dias, durante todos os momentos. O stress está para certas pessoas mais que a própria sombra, pois as acompanha diuturnamente, como se fosse onipresente.

E hábito buscar culpados externos, como a correria, as responsabilidades, o acúmulo de problemas, as deficiências do transporte coletivo, o trânsito, as condições sociais... O certo é que sempre se encontra pelo menos uma culpa originada fora da própria pessoa. Pelo menos é o que se fala. Muitos são mestres em identificar culpados para os próprios problemas. Culpados extremos, é claro.

Todos sabem que o stress prejudica o dia da pessoa, contamina a saúde, envenena a vida podendo reduzi-la significativamente, além de sacrificar a sua qualidade.

O stress pode ser provocado por motivos externos, mas é mais constante a sua origem interna, do íntimo de cada um. A presença constante do stress geralmente tem origem interna. É originada pela incapacidade de administrar o próprio dia. Basta analisar brevemente a maneira como se conduz o dia a dia para se chegar a essa conclusão.

Todas as pessoas têm mais de uma atividade para realizar durante o dia. Algumas estão soberbamente carregadas. Outras as têm em menor quantidade. Essas atividades possuem graus diferentes de complexidade, e algumas demandam de um tempo ínfimo para serem realizadas. E isso pode levar as pessoas a se preocuparem acima do necessário, a ponto de, às vezes, levá-las a pensar que devem realizar muitas coisas, senão todas, ao mesmo tempo. Daí ocorrem os atropelos: querer fazer tudo ao mesmo tempo, mesmo sabendo-se que não é possível.

Precisa administrar o próprio dia, estabelecer prioridades, definir prazos para cada uma, considerando também o tempo que cada uma precisa para si próprio como pessoa humana.

Administrar o próprio tempo é uma forma de atenuar o stress, e obter o equilíbrio. Acaba-se entendendo que a melhor maneira para se realizar as atividades num padrão de qualidade desejável é quantificá-las, entender a sua complexidade e realizar uma de cada vez. A cada ação em andamento, deve-se dedicar o tempo e a atenção necessários, sem se preocupar com a atividade seguinte. Uma atividade a cada vez, com toda a qualidade possível.

No estágio da vida em que se obtém esse equilíbrio, o nível de stress diminui consideravelmente, podendo até desaparecer.

O melhor remédio para alguém afastar o stress está nele mesmo: na sua atitude. Viver um momento de cada vez. Focar unicamente na atividade que está sendo realizada. Isso inclui as necessidades de pessoais de descanso, da alimentação, do cuidado com a saúde etc. Precisa ter presente que somente é possível dar daquilo que se tem. O nosso corpo é o maior provedor, por isso deve ser tratado com a prioridade necessária. Para realizar atividades com qualidade é necessário que a vida de quem realiza seja uma vida com qualidade. Exemplo de necessidades pessoais:

Alimentação: após uma manhã de trabalho duro, chega a hora do almoço. Que fazer? Muitos dizem que vão comer alguma coisa rapidamente para voltar correndo ao trabalho? É certo? Como vai responder o corpo após determinado tempo sendo tratado dessa maneira?

Hora da refeição é sagrada. É hora de relaxar, de esquecer todos os problemas de trabalho, de chefia, de trânsito..., e se dedicar exclusivamente à ela. É hora de reabastecer para enfrentar a segunda parte da jornada. Abster-se de comentários sobre os problemas de qualquer natureza. Nem imaginar de utilizar esse tempo para solucionar problemas. Evitar tomar as refeições na companhia de pessoas que não respeitam esse momento e que insistem em levar seus problemas profissionais à mesa. Melhor tomar refeições sozinhos do que acompanhados de pessoas com essa índole. E assim com os demais momentos que devem ser destinados ao bem estar da própria pessoa, incluindo, com todas as letras, o próprio horário de descanso. Foco na ação atual.

É imperativo viver um momento de cada vez. Administrar as atividades, os problemas, o tempo, a vida. Numa vida vivida nesse equilíbrio não há lugar para o stress. As suas preocupações devem se resumir ao momento da realização daquela determinada tarefa, na solução daquele problema, sem espaço para outros. Preocupações e problemas devem ser confinados aos respectivos momentos. Não podem ser uma constante na vida de ninguém sob o risco de ver-se cercado e engolido por eles.

Não se pode assimilar problemas que não nos cabe resolver, cuja solução está fora de nossa alçada. Esse é o pior dos casos: preocupar-se por algo de que não se pode dar solução, ou cuja solução nos é inalcançável.

Respeitar o próprio momento é viver um momento por vez. Faz para nós, para nossa saúde, para nossa vida. É qualidade de vida. Enfim, é vida de verdade.
(12.11.2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário