quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Conflito



É a falta de entendimento entre duas ou mais pessoas. Todo indivíduo é uma fonte potencial de conflito. Duas pessoas são duas fontes. Três pessoas..., e assim por diante.

Quando duas ou mais pessoas compartilham de um mesmo ambiente podem entrar em conflito a qualquer momento e por qualquer motivo.

Conflito é o que impede, ou pode impedir o desenvolvimento harmonioso de uma convivência, de um processo, de um trabalho, de um objetivo, etc. Enfim, é tudo aquilo que tenta ou pode impor-se à vontade de alguém.

O conflito, pelo menos em potencial, sempre estará presente quando pessoas se relacionam. São diferenças de comportamento, de atitudes, de interesses, de personalidades, de percepções, de opiniões, de expectativas próprias de cada pessoa.

A possibilidade da atitude de uma pessoa impedir outra de alcançar um objetivo pode gerar um conflito, por pequeno que seja, entre elas. Discordar de uma opinião, de uma atitude, de um procedimento, pode gerar um conflito.

Até que ponto o conflito é prejudicial? Para alguns o conflito é sempre ruim e precisa ser evitado a todo custo. Para outros é inevitável e é mera consequência do convívio entre pessoas, pois é natural ao ser humano. Há, ainda, aqueles que acham o conflito necessário, para evitar que o ambiente se torne estático, apático sem chances de mudanças e inovação.

Independentemente de como as pessoas o encarem ou o conceituem, a verdade é que os conflitos existem e sempre existirão por mais coeso que seja o grupo. É necessário definir o que fazer com o conflito: deixar que flua normalmente, estancá-lo no seu surgimento, punir os envolvidos...

Muito importante é descobrir as causas do conflito e encontrar soluções. Para tanto é preciso que todas as partes concordem em buscar a solução mais apropriada. Aproveitar para extrair benefícios deles. Muitas vezes grandes ideias nascem de conflitos (pequenos ou grandes conflitos).

Identificar o conflito no seu nascedouro ajuda a solucioná-lo mais rapidamente. Muitas vezes sua origem é simples: uma palavra ou frase mal colocada, ou mal interpretada pode originar grandes conflitos se não for solucionado a tempo. Mas para que  a solução seja possível é necessário que todas as parte envolvidas estejam dispostas a colaborar.


(publicado em 27.11.2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário