terça-feira, 13 de agosto de 2019

Colaboração



Quando se fala em colaboração entende-se que exista mais de uma pessoa pretendendo desenvolver alguma coisa em benefício comum, independentemente dos pontos de vista ou interesses pessoais.

A colaboração tem a ver com a participação e é o caminho mais rápido para se atingir objetivos comuns. Mas, ela exige o empenho de todos: os envolvidos serão interpedendentes, inclusive se entre os membros participantes existirem potencialidades, capacidades ou inteligências diferenciadas.

As cabeças podem ser diferentes, mas o foco deve ser o mesmo. O objetivo é o mesmo, por isso, todos os olhos e as atenções devem estar voltados para ele. É “um por todos e todos por um”. É colocar o todo à frente da parte: o objetivo comum à frente do pessoal.

A cooperação prevê sempre o trabalho participativo, visando o mesmo objetivo previamente definido. Isso exige altruísmo por parte das pessoas, que deverão por de lado determinadas opiniões e assimilar outras, entendidas como mais adequadas para aquele momento ou para aquele fim.

A colaboração prevê total confiança entre todos os membros da equipe. Espera, ainda, que cada membro dessa equipe tenha capacidade e vontade de se integrar a ela.

A integração é necessária para manter a equipe unida e disposta a sobrepor os obstáculos que surgem durante a jornada. As diferenças pessoais não podem intervir negativamente no processo. Se existirem, devem somar, jamais subtrair forças.

Muito importante é a participação de todos: cada um deve dar o máximo de si, sem se acomodar, sem esperar que outros assumam as responsabilidades a ele delegadas, e sem medo de aprender com os outros, com os acertos, com os erros e com as circunstâncias.

Quando se trata de colaboração numa equipe bem formada e bem estruturada, os participantes sentem prazer em dar sua contribuição a qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário