terça-feira, 13 de agosto de 2019

Competitividade



Competitividade pode ter vários sentidos, como disputa, concorrencia, luta, combate, contenda, rivalidade, etc.

No mundo animal ela tem o sentido de competição, de domínio. Buscar a qualquer custo a dominância através da imposição da vontade. Assumir o papel de macho alfa, ou de fêmea alfa. Isso pode significar tanto uma imposição simples com base no tamanho ou na coragem que o animal possui, quanto lutas ferozes e intermináveis que podem culminar com a morte do vencido.

Entre as pessoas, o correto é que essa competitividade se estabeleça no campo das ideias e da capacidade do indivíduo. Assim, no reino dos humanos, a competitividade pode ser vista sob duas óticas completamente diferentes:

a. Competitividade doentia, onde cada indivíduo compete para dominar, para mandar, para subjugar. Serve-se de qualquer expediente, como a força, a mentira, a coação, a falsidade, a ausência de ética e de caráter, dentre outras, sem se preocupar com as consequências de suas atitudes.

b. Competitividade saudável, onde cada um dá o melhor de si, busca crescer, se destacar com base na ética, no profissionalismo. Busca o crescimento e os próprios objetivos jogando limpo, sem necessidade de se sobrepor à força, de subjugar pessoas para demonstrar sua competência e sua capacidade. Ética e caráter são uma constante.

Quem compete com base nesse segundo aspecto utiliza a sua própria competência, envolvendo seus conhecimentos, suas habilidades e suas atitudes. Respeitando a todos, coloca em prática aquilo que possui, o seu trabalho, o seu esforço, a sua vontade de crescer, seu espírito empreendedor. Não utiliza subterfúgios, não se esconde, atua com transparência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário