domingo, 15 de janeiro de 2012

QUALIDADE DE VIDA, REALIDADE OU UTOPIA?

Dissertar sobre qualidade de vida significa, de certa forma, contribuir para a formação de nova mentalidade, sobre a necessidade de se melhorar nossa vida pessoal, familiar e social. É o grande desafio de nossos dias. É uma mudança radical de nossa maneira de pensar. É transformar nossa cultura. É não aceitar ser coadjuvantes, mas atores principais. Buscar a qualidade de vida é ser artífice de nosso destino, é manipular nossas próprias mudanças, porque elas afetarão diretamente a nossa vida.

De nada valeria alcançar a qualidade total na empresa em que atuamos, mesmo que nossa atuação seja decisiva para tal, se os seus resultados não contribuíssem diretamente para a melhoria de nosso próprio padrão de vida.

O salário sempre teve grande importância no relacionamento empresa e empregado, porém, não é o único fator que determina a qualidade de vida. Hoje, mais do que nunca, outros fatores preponderantes como trabalho, saúde, educação, alimentação e lazer são fundamentais para a satisfação dos seres humanos. São condições imprescindíveis para a qualidade de vida.

O trabalho dignifica o homem tornando-o capaz de projetar e construir sua vida. Por isso, o local onde desenvolve seu trabalho deve ter condições suficientes de higiene e segurança, sem se esquecer do treinamento, imprescindível para o seu eficiente e correto desempenho com a segurança requerida.

A saúde é importante: acesso à assistência médica, odontológica, oftalmológica, etc., extensivos aos dependentes, lhe diminuem a preocupação e lhe proporcionam maior motivação e disposição.

A educação é outro fator de extrema importância. Além do treinamento, que o habilita para o correto desenvolvimento de suas tarefas no trabalho, deve vislumbrar a realidade de adequar-se culturalmente e garantir boa formação acadêmica aos seus dependentes.

A alimentação é fundamental – quantitativa e qualitativamente. Uma alimentação balanceada e suficiente a ele e aos seus, lhe dará maior satisfação, tranqüilidade e desempenho.

O lazer é outro fator imprescindível para a qualidade de vida. Após um período de trabalho e preocupação é imperativo que tenhamos lazer para repor as energias desgastadas na labuta diária.

Em suma, a qualidade de vida é obtida através de um conjunto de qualidades, passando sempre pelo trabalho, alimentação, educação, saúde e lazer. Cada um desses itens formam um conjunto. São e estão inter-relacionados. Já não se aceita a ausência de qualquer deles. E será esta convicção que dará forças para perseguir cada um deles de maneira implacável até alcançá-los na sua plenitude.

Artigo publicado no JNB em maio de 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário