sábado, 29 de outubro de 2011

O MEIO AMBIENTE MERECE



Nunca se falou tanto em preservação do meio ambiente como nos últimos anos. E cada vez mais o assunto se intensifica. Finalmente as populações estão se convencendo do antigo provérbio que diz: “sabendo usar não vai faltar”.

O meio ambiente é o local onde nós vivemos. Deixar este local bonito ou feio, agradável ou ruim, depende exclusivamente de nós. É muito fácil dizer que o meio ambiente deve ser mais bem cuidado, preservado. Mas não se pode esquecer que cada um de nós faz parte deste mundo, deste povo, e reside neste meio ambiente. É fácil inflar o peito e exclamar que o meio ambiente não vem sendo conservado adequadamente. Difícil é aprender, e se convencer, que a preservação deve começar em cada indivíduo. O resto é conversa. As populações são formadas por indivíduos. E cada um é responsável pela sua parte. Não basta olhar o quintal do vizinho. Precisa primeiro transformar o próprio quintal.

Quanto mais as populações crescem, maior será a demanda por alimentos e por água (itens básicos para qualquer ser vivo se manter). Mas alimentos e água não são infinitos. Principalmente a água, pois ela não é renovável. Não há criação de novas águas. A que existe está aí. Por isso, deve ser utilizada corretamente.

O mundo inteiro está preocupado com a possível escassez de água a médio prazo. Essa escassez não é causada porque a água está sumindo, mas porque as populações estão crescendo muito e a demanda por água cresce a cada dia. Além disso, a demanda por alimentos também cresce vertiginosamente. E a produção de alimentos exige cada vez mais água. É por esse motivo que se deve tratar da água com muito carinho, como se fosse alguém da família.

A cultura de preservação e de uso consciente dos bens que a natureza nos proporciona é prova do elevado conceito de responsabilidade de um povo que sabe o que quer. A natureza é justa: se a tratarmos bem, ela nos brinda com o que tem de melhor. Do contrário, ela se volta contra nós (e sempre levamos a pior).

Portanto, mãos à obra. Sejamos não apenas formadores de opinião, mas pioneiros, conscientes das causas a serem abraçadas para que da mesma forma que nós, as gerações vindouras também possam desfrutar desta natureza maravilhosa colocada a nossa disposição. Arregaçar as mangas e agir rápido é próprio de quem se adianta ao futuro e não se deixa surpreender pelas contingências do caminho.

O meio ambiente merece...

(Publicado em junho de 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário