sábado, 13 de março de 2021

O líder já nasce líder?

Esta é uma questão polêmica e, dificilmente, terá uma resposta de consenso. Sempre haverá pessoas que afirmarão que todo líder já nasce com predisposição para tal, e outras que afirmarão o contrário. E com quem está a razão?

Diversos fatores podem influenciar a trajetória de um líder e sua vida na sociedade. Da mesma forma, existem potencialidades nas pessoas que podem se transformar em facilitadores para uma pessoa atingir a liderança. Pessoas extrovertidas, por exemplo, possuem maior facilidade de estabelecer relacionamentos. Já pessoas introvertidas sentem maior dificuldade, num primeiro momento, para estabelecer esses mesmos relacionamentos, mas após estabelecidos essa dificuldade se esvai. E tanto a extroversão quanto a introversão se manifestam muito cedo, já nos primeiros anos de idade.

Muitos interpretam a extroversão como uma forte característica de liderança, e que, portanto, está um passo à frente da pessoa introvertida. Contudo, na prática, isso nem sempre se aplica.

Na esteira dessas reflexões, não significa que as pessoas extrovertidas necessariamente se tornarão líderes. Também não é verdade que as introvertidas não se tornarão.

A pessoa precisa se preparar para se tornar um líder. A liderança exige treinamento. É construída no dia a dia, através do comprometimento com o grupo, do comportamento, das atitudes, do carisma e da empatia com os outros.

Deste modo, retomando a pergunta que gerou essas reflexões, pode-se deduzir que o líder não nasce líder por várias razões: em primeiro lugar, ninguém nasce pronto para nada. Nascemos imperfeitos, inacabados, necessitando de pessoas para tomarem conta de nós.

Além disso, o nosso estilo de vida vai ser pautado na educação que recebemos, no conhecimento que adquirimos, na nossa vontade de aprender, de crescer, de progredir, de evoluir.

Muitos pensam que são líderes e tentam impor sua liderança. Porém, a verdadeira liderança não é imposta. Ninguém consegue se impor como líder. São os liderados que conferem a liderança ao seu líder, com base, ainda, na confiança que esse líder inspira. Mas, se a confiança desaparecer, desaparecerá também a liderança, por que os liderados retiram sua autorização para liderá-los.


Siga este blog: desça com o cursor até o final do texto, clique em "Visualizar versão para web" e à direita clique em SEGUIR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário