segunda-feira, 13 de abril de 2020

Hora de refletir

Durante a vida acontecem muitas coisas. Muitos fatos serão significativos e marcarão nossos dias e os dias de muita gente. Pode-se viver esperando que as coisas aconteçam, ou fazê-las acontecer. Esta é a questão: aguardar passivamente, ou ser seu artífice. Deixar acontecer ou fazer acontecer. Ser conduzido pela vida ou viver a vida, conduzindo-a.

É importante refletir sobre a vida e sobre o que ela espera de cada um. É uma forma de se dar valor. Refletir sobre os próprios feitos, sobre o que já se conquistou, na garra necessária para se perseguir aquilo que ainda não se conquistou, mas que se deseja muito conquistar. Refletir é dizer para si mesmo que ainda há espírito de luta e esperança.

A reflexão é um caminho muito eficiente para se escolher os objetivos que realmente valem a pena perseguir, e para descobrir as melhores estratégias para atingi-los. Refletir sobre as vitórias obtidas, sobre as derrotas. As vitórias conquistadas ensinam o caminho para outras vitórias.

É muito importante deixar claro que todos podem conduzir a própria vida, fazer as coisas acontecer e transformar os imprevistos. Ninguém nasce para ser menos capaz que os outros. Basta fazer a sua parte. Buscar respostas através da reflexão, da inteligência e do trabalho. Não precisa buscar grandes feitos: os pequenos, somados, podem ser muito mais importantes do que grandes realizações isoladas.

(11.04.2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário