sexta-feira, 24 de abril de 2020

Gratidão


Marcus Tulius Cícero, em um de seus muitos escritos afirmou: A gratidão não é apenas a maior de todas as virtudes, ela é a mãe de todas as outras. Esopo foi ainda mais além: A gratidão é o principal sinal de nobreza da alma.

Mas, o que é gratidão: é agradecimento, é reconhecimento dirigido a pessoas que têm prestado algum tipo de benefício ou favor, às circunstâncias, à vida, a Deus, etc. A gratidão envolve sentimentos de reciprocidade, desejos de agradecer, transformação do modo de ver as coisas, de enfrentar dificuldades, de encarar a vida.

Trazendo para a vida pessoal, ter gratidão significa alegrar-se e agradecer pelo que já se conquistou. Em um plano mais elevado, é agradecer também pelo que ainda será alcançado. É uma forma de valorizar as vitórias obtidas, e manter-se no caminho para atingir outras.

Trazendo ainda mais para o plano pessoal e traduzindo para o nosso dia, para cada momento vivido, podem-se destacar inúmeros motivos para ser gratos:

  • Ser grato a Deus, logo pela manhã, por nos ter agraciado com mais um dia de vida, sabendo-se que muitos, durante essa mesma noite, adormeceram para sempre. Se você não crer em Deus, agradeça à vida pelo mesmo motivo.
  • Ser grato pela saúde, que nos permite trabalhar, realizar nossas atividades normais, atingir nossos sonhos.
  • Ser grato por termos uma família, amigos, colegas, com quem poderemos interagir durante todo o dia.
  • Ser grato pela inteligência, o que nos permite pensar, criar, agir, ser ativos.
  • Ser grato pelo trabalho que desenvolvemos, o que permitirá que atinjamos nossos objetivos, além de ganhar o nosso sustento e o daqueles que dependem de nós.
  • Ser gratos pelos bens que já obtivemos, independente da quantidade e, ainda, de ter conquistado tudo o que temos desejado. São as pequenas conquistas juntadas a cada dia que se tornam grandes objetivos alcançados.
  • Ser gratos à vida por tudo de bom que nos proporcionou desde o nosso nascimento, e que nos proporcionará pelos dias que nos restam.
  • Ser gratos pelas circunstâncias favoráveis que a vida nos proporciona no dia a dia.
  • Ser gratos pelas derrotas sofridas, pois elas também podem ser uma fonte de aprendizado, além de nos mostrar o quanto somos pequenos quando sozinhos.
  • Ser gratos por ser felizes. Ser feliz é o maior objetivo de todas as pessoas.
  • Ser gratos por sermos pessoas de bem, pois será muito mais fácil fazer o bem e sermos recíprocos com as pessoas que nos querem bem.
  • Ser gratos pelos bons exemplos recebidos de nossos amigos ou, às vezes, até de pessoas que nunca vimos.
  • Ser gratos por termos a sensibilidade e a humildade de sermos gratos com todas as pessoas que de alguma forma nos fazem bem.

A gratidão deve fazer parte integrante e constante de nossa vida, lembrando que lamentações, desânimos e desistências não constroem, apenas destroem e nos colocam em patamares muito inferiores àqueles que merecemos estar.

John F. Kennedy dizia: Temos que encontrar tempo para parar e agradecer a todas as pessoas que fazem a diferença em nossas vidas.

Muitas vezes fazer a diferença na nossa vida não significa necessariamente que as pessoas tenham opiniões, atitudes e comportamentos iguais aos nossos. Muitas vezes nos surpreendem justamente por discordar e nos apresentar novas metodologias de pensamento e de ações e novas alternativas de vida. E esses exemplos podem nos ajudar a despertar e nos levar a mudar nossa própria vida para melhor.

Temos muito tempo para sermos gratos. A cada dia temos 86.400 segundo disponíveis. Basta destinar apenas alguns poucos para manifestar nossa gratidão às pessoas, a Deus, às circunstâncias, pelas vitórias, pelas derrotas, pelo momento vivido.

Saber ser sempre grato é uma maneira fácil de ser permanentemente felizes. Quanto mais grato mais próxima a felicidade, pois a gratidão nos proporciona alegria e energia para enfrentar o que estiver por vir, na certeza que haverá sempre pessoas que nos acompanham e nos querem bem.

(24.04.2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário