quinta-feira, 2 de abril de 2020

Foco na solução



Os problemas costumam chamar a nossa atenção de uma forma muito incisiva. Uma dor de dente pode nos incomodar de tal maneira a ponto de esquecermos que temos outros 31 dentes sadios. Uma unha encravada pode provocar o caos em nossa jornada. Enfim, tudo o que contradiz nosso desejo, ou nossos hábitos, se transforma em problema e, muitas vezes, nos desvia do foco, levando-nos a permanecer estáticos, detidos a contemplar o problema.

Tudo o que contradiz o que planejamos é tido como problema, empecilho, entrave, e pode se transformar em desvio ou abandono de nossos objetivos. Às vezes os problemas nos assustam, outras vezes nos deixam apavorados. Para muitos, porém, eles são transformados em pistas que podem levar à vitória, ao sucesso.

Sabemos que é muito mais fácil lidar com a vitória do que com o fracasso, com a bonança do que com as contrariedades. Mas, nem tudo o que se antepõe à nossa vontade deve ser considerado um entrave. Apesar de nem sempre ser possível nos livrar dos problemas na intensidade que planejamos, sabemos que sempre haverá alguma solução. Precisa procurá-la, identificá-la, estudá-la, defini-la. Precisamos ser como a água, que não aceita ser aprisionada: ela contorna os obstáculos até encontrar uma saída.

A descida geralmente é mais fácil e mais atraente do que a subida. Mas quanto mais se desce mais próximo se chega do chão, e a nossa vista fica cada vez mais limitada, e o alcance do horizonte diminui mesmo que paulatinamente. Por outro lado, quando se enfrenta uma subida, apesar das dificuldades serem maiores, se fica mais afastados do chão, aumenta consideravelmente o alcance de vista: o horizonte se estende e a visão se torna muito mais completa e atrativa.

Quanto mais nos detemos fixados aos problemas, mais tempo estaremos perdendo e mais distantes permaneceremos dos nossos objetivos. Focar nos problemas mais do que o necessário atrasa a vida, nos faz esquecer daquilo a que nos propusemos e ficamos para traz. Se focarmos mais nos objetivos, e nas estratégias destinadas a solucionar os problemas, alcançaremos mais rapidamente e com mais segurança ao destino. Não existem problemas sem solução. O que existe é desvio de direção provocado pelo excesso de foco nas contrariedades. Às vezes usa-se o problema para abandonar o objetivo. É o mesmo que conformar-se com a derrota.

Os problemas não devem ser ignorados. Mas também não devem ser o leme de nosso barco. Devem ser administrados, sem perdê-los de vista, mas fora de nós. O foco deve ser a busca da solução. O lado da balança da busca da solução deve ser sempre mais pesado.

Muitas vezes somos tentados a jogar a solução nas mãos da sorte, ou de Deus, ou dos outros, conformando-nos com expressões derrotistas, apesar de habituais e culturais, como: “tinha que ser assim”, “não era prá ser”, “Deus não quis”, dentre outras. Quem se conforma desse jeito está aceitando a derrota sem lutar. Está declarando que é incompetente, ou preguiçoso. Em determinados casos nossos objetivos podem ser revistos. Mas isso não significa que os problemas são obra do destino, ou da vontade divina e que, por isso, devem ser aceitos passivamente.

O destino somos nós que traçamos. Nosso caminho somos nós que o construímos. A vontade divina é que sejamos felizes e atuemos dentro da ética, da moral e do amor. Por isso, foco no objetivo, no resultado. Administrar, contornar, derrubar os problemas transformando-os em soluções. Os problemas podem ser muito positivos, pois além de aguçar e alimentar a nossa criatividade, estão aí para dizer que não somos todo-poderosos e que temos limitações, mas os enfrentamos com a determinação necessária, sabedores que não são imensuráveis, nem inexpugnáveis. Estão aí para transformar-se em degraus para atingir altitudes maiores, em trampolim para nos impulsionar com mais força e mais rapidamente na direção do objetivo.

Quando não nos deixamos esmorecer os problemas nos transformam, reforçam nossa determinação, nos tornam mais fortes, nos tornam aguerridos. Tonificam nossa personalidade, fortalecem nosso caráter e nos tornam mais destemidos e mais decididos. Por isso, precisa focar mais nas soluções e menos nos problemas.

(02.04.2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário