terça-feira, 26 de junho de 2012

EM FAVOR DE QUEM POSSUI NECESSIDADES ESPECIAIS

Recebi o texto abaixo por e-mail, de Anderson Farias, ex-aluno meu do curso de Gestão de Eventos, na Hotec. Ele se formou no final de 2011, junto com sua esposa Camila Harumi, no curso de Eventos. Ambos são deficientes visuais de nascença. Mas estão na luta. São desbravadores. Empreendedores. Gente que sabe o que quer, vai à luta e alcança seus objetivos.

Boa noite colegas,

Estou encaminhando essa mensagem para várias pessoas com quem tive contato nos últimos anos: professores, colegas de sala da faculdade e outras.

Que cada um possa utilizar essa informação da melhor forma possível, mesmo que seja apenas repassando para outros interessados.

Texto extraído de: Câmara dos Deputados
Com o objetivo de oferecer ao mercado hoteleiro e de turismo um amplo programa de informação e orientação visando à eliminação de barreiras arquitetônicas e de comunicação nas edificações destinadas a hospedagem, a Abih/SP – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo, em parceria com a Abnt – Associação Brasileira de Normas Técnicas, lança na próxima terça-feira, 26 de junho, o “Selo de Acessibilidade e Inclusão Social”, acompanhado por um programa contínuo de sensibilização e capacitação sobre as necessidades de funcionários e clientes com características físicas e sensoriais especiais.

Segundo estimativas da ONU, 10% da população dos países em desenvolvimento é formada por pessoas com algum tipo de deficiência. A Organização Mundial da Saúde, OMS, calcula que esse número chegue a mais de 700 milhões de pessoas no planeta. Hoje no Brasil, de acordo com dados do IBGE de 2010, são cerca de 35 milhões de habitantes com essas características.

Além disso, quase 20% da população do país é formada por cidadãos com idade acima dos 60 anos e 13% por obesos, os quais, muitas vezes, necessitam das mesmas estruturas de acessibilidade voltadas para as pessoas com deficiência. Juntos representam expressivas parcelas da sociedade que necessitam de atenção.


O Coordenador de Mobilidade e Inclusão da Abih/SP, Edison Passafaro, comenta que a Copa de 2014, as Olimpíadas e Para-olimpíadas em 2016, exigirão que a infraestrutura das cidades-sedes possa atender, com o mínimo de qualidade, a demanda sobre a mobilidade urbana dessa legião de estrangeiros, além de seus moradores. “Outras cidades, com atrativos turísticos e de negócios, também serão alvo de interesse desses visitantes e devem se preparar”, afirma o executivo.


Para tanto, será necessário que as estruturas voltadas ao transporte, hospedagem, comunicação, segurança, gastronomia, saúde, entretenimento e comércio em geral, entre outras, estejam preparadas para atender a tanta gente.


Para o Presidente da Abih/SP, Bruno Omori, a entidade está convencida de que, “com a adoção do conceito internacional de Desenho Universal na execução dos projetos de novas edificações, e com a aplicação das normas de acessibilidade da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, apontadas pela legislação, na adequação das situações já consolidadas da rede hoteleira, é possível tornar natural e economicamente viável a implantação de políticas empresariais voltadas ao respeito à diversidade humana que permitam a inclusão econômica e social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas diversas modalidades do setor de turismo”, finaliza o executivo.


Dj Anderson Farias

http://www.cafeventos.com.br
http://www.youtube.com/djscamillaeanderson

2 comentários:

  1. Prof. Enio,
    Gostei muito do seu blog e com certeza passo a ser leitor assíduo!
    Grande abraço,
    Prof. Felipe (HOTEC)

    ResponderExcluir
  2. São bons passos iniciais, visto que o termo "acessibilidade" se popularizou recentemente. Torço para que se torne uma tendência perene e ampla e não apenas um modismo ou quiçá mais uma "ferramenta eleitoreira". Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir