sábado, 1 de outubro de 2022

O meio ambiente

Nunca se falou tanto em preservação do meio ambiente como nos últimos anos. E cada vez mais o assunto se intensifica. Finalmente as populações estão se convencendo do antigo provérbio que diz: “sabendo usar não vai faltar”.

O meio ambiente é o local onde nós vivemos. Deixar este local bonito ou feio, agradável ou ruim, depende exclusivamente de nós. É muito fácil dizer que o meio ambiente deve ser mais bem cuidado, melhor preservado. Mas não se pode esquecer que cada um de nós faz parte deste mundo, deste povo, e reside neste planeta, cujo meio ambiente se deseja preservar.

As populações são compostas por indivíduos. E cada um é responsável pela sua parte. Não basta criticar o quintal do vizinho. Precisa primeiro olhar para dentro do próprio quintal e transformá-lo.

Quanto mais as populações crescem, maior será a demanda por alimentos e por água doce (itens básicos para qualquer ser vivo). Mas a água não é infinita. Ela não é renovável. Não há criação de novas águas. A que existe está aí. Por isso, deve ser utilizada corretamente.

O mundo inteiro está preocupado com a escassez de água a médio prazo. Essa escassez não é causada por que a água está sumindo, mas por que as populações estão crescendo e a demanda por água cresce na mesma proporção. Além disso, a demanda por alimentos também cresce a cada dia, o que exige maior demanda de água.

A cultura de preservação e de uso consciente dos bens da natureza revela o grau de responsabilidade de um povo. A natureza é justa: se a tratarmos bem, ela nos brinda com o que tem de melhor. Do contrário, ela se volta contra nós.

Não basta ser formador de opinião, precisa ser pioneiro, consciente das causas que devem ser abraçadas para que as gerações vindouras também possam desfrutar desta natureza maravilhosa que Deus colocou a nossa disposição.

============================

Para seguir este blog: desça o cursor até o final do texto, clique em "Visualizar versão para web" e à direita clique em SEGUIR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário