quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Empreendedorismo e administração do tempo

(Síntese da palestra proferida a empreendedores no curso Imersão Empreendedora, ministrado pela Balaio de Cartões em 22.10.2022) 

1 Empreendedorismo e sucesso

Toda vez que um empreendedor decido criar um novo negócio projeta a expectativa de sucesso profissional e pessoal.

Com base nessa perspectiva, porém, ele deve estar preparado, deverá possuir e dominar algumas características que lhe permitam agir com atitudes próprias de vencedor. Dentre elas podemos citar as seguintes:

Iniciativa: Estar na vanguarda sempre, agindo sem esperar sentir-se acuado pelos outros.

Criatividade: Saber realizar algo novo, inédito, diferente do que já existe. Identificar oportunidades, gerar novas ideias.

Superação: Ser capaz de se superar, de ultrapassar os próprios limites.

Energia: Ter disposição para o trabalho. Ir à luta para transformar a ideia em realidade. Motivar-se e manter-se motivado na perseguição de seus planos.

Consciência de risco: Como está colocando seu próprio dinheiro no novo negócio, deve estar ciente de que as coisas podem não sair como planejado e que poderá comprometer seu próprio patrimônio.


2 Empreendedorismo e empregabilidade

Quem empreende já prevê muito trabalho pela frente. Por isso deve estar consciente do nível de sua empregabilidade.

Empregabilidade:

Para o empregado: capacidade pessoal e profissional de conseguir e manter um emprego.

Para o empreendedor: capacidade pessoal e profissional de criar e manter seu próprio negócio.


Regras básicas para se ter boa empregabilidade

Manter boa saúde física e mental: ambas andam juntas. A saúde física alimenta a saúde mental, enquanto a saúde mental ampara e direciona a saúde física. Uma interfere constantemente na outra.

Profundo autoconhecimento: Conhecer as próprias habilidades e potencialidades, seus pontos fortes e pontos fracos. Avaliar o quanto você conhece o ramo de atividade no qual empreenderá.

Aprendizado continuado: Não se contente com o que você já sabe. Aprimore cada vez mais e sempre o seu conhecimento dentro do ramo de atuação.

Amplie o seu conhecimento através de:

Cursos (acadêmicos, livres, on-line).

Palestras, seminários, fóruns.

Leituras de livros, revistas, artigos.

Relacionamentos profissionais: Relacionamentos com outras pessoas são imprescindíveis para se ter sucesso nos negócios.

Tornar fortes os relacionamentos atuais.

Reforçar os relacionamentos mais fracos.

Buscar novos relacionamentos constantemente. 


3 Empreendedorismo e administração do tempo

O tempo é a ferramenta mais importante que se tem para exercer qualquer tipo de atividade e, sobretudo, para viver.

O tempo é um só, apesar de estarmos habituados a dividi-lo em três etapas:

Passado. A memória (o arquivo)

Futuro. Uma incógnita. A expectativa.

Presente. É o que existe. É a realidade. É onde se atua.

O presente é o único momento em que se pode atuar. O passado já se foi, e não se tem nenhuma gestão sobre ele. Do passado se podemos usufruir o que dele podemos resgatar para o momento presente. O futuro poderá chegar, mas como não chegou também não se pode atuar sobre ele. O futuro é incerto: não sabemos se o alcançaremos.

Assim, quando se fala em administrar o tempo, pretende-se distribuir atividades para vários momentos.  

O que é administração o tempo?

Genericamente: adoção de uma série de ações que permitem obter melhor desempenho e maior produtividade mediante a organização das atividades diárias.


Principais fases da administração do tempo:

1ª fase: Conscientização da equipe

Comprometimento: manter a equipe altamente comprometida com a missão e a visão da empresa.

Os objetivos apresentados devem ser claros: todos devem saber onde devem chegar e o que devem entregar em determinado prazo.

Evitar distrações: manter o foco constantemente, evitar conversas ou até atividades paralelas, alheias aos objetivos da empresa.

Produtividade: dedicar o tempo necessário para conscientizar a equipe sobre a importância da gestão de tempo como ferramenta para melhorar a produtividade.


2ª fase – definições e levantamentos

Definir sua disponibilidade diária (de quantas horas/dia você dispõe, contando você e seus auxiliares).

Planejar suas metas e seus objetivos, com base nas horas disponíveis).

Listar todas as suas atividades diárias, semanais...

Determinar a importância, o grau de prioridade e a complexidade de cada uma, atribuindo valores de 01 a 05, sendo o nº 01 a prioridade máxima.

Definir o tempo necessário para a realização de cada atividade.

Delegar a responsabilidade de cada tarefa para os funcionários, deixando claro o resultado que você espera de cada uma.


3ª fase – acompanhamento

Manter rigoroso controle sobre a realização das atividades e o cumprimento dos prazos.

Redefinir prazos se for necessário.

Reclassificar prioridades sempre que necessário.

Manter o foco, evitando perda de tempo desnecessária (cuidado com as redes sociais).

Evitar a procrastinação sem extrema necessidade.

Sempre que possível, realizar uma atividade de cada vez.

Manter em ordem seu ambiente (sua mesa) de trabalho.

Pausas para descanso ou relaxamento são necessárias.


Vantagens da administração do tempo:

Facilita a avaliação do funcionário.

Revela necessidades de treinamento.

Evita perdas de tempo com realizações pouco importantes.

Melhora a produtividade.

Facilita a gestão da empresa.

Diminui o stress e a ansiedade.

Melhora a qualidade de vida.


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