sábado, 9 de janeiro de 2021

Liderança

A liderança sempre existiu e é muito marcante tanto para os homens quanto entre os animais. Na natureza são comuns os casos de liderança entre os animais. Os bandos de leões são liderados por um leão. Ele conduz o seu clã, protege as fêmeas e os filhotes dos ataques de inimigos. As abelhas são lideradas pela rainha e elas dão a vida por ela. As aves migratórias voam por milhares de quilômetros em busca de regiões que lhe proporcionam melhores condições de alimentação, e são conduzidas por líderes. O líder se sacrifica pelo grupo.

Sempre que existirem agrupamentos de pessoas haverá líderes. O líder tem o papel de atrair pessoas e conduzi-las para alcançar metas comuns. Os líderes influenciam as pessoas através de seu carisma e de sua comunicação com elas. Essa influência pode ser de ordem profissional, pessoal, intelectual, emocional, etc. As pessoas precisam de líderes. Todos precisam de líderes. É uma necessidade inerente às pessoas.

Onde existem grupos ou equipes de pessoas existem líderes. É imprescindível que esses agrupamentos sejam liderados por pessoas competentes, com habilidades e características de liderança. A liderança de determinadas pessoas se manifesta em toda parte, inclusive no seio das famílias. Quanto maior a interação entre líderes e liderados, maior a probabilidade delas alcançarem os seus objetivos. Nas empresas, por exemplo,  a existência de equipes coesas é muito importante para a sua saúde, pois além de tornar o ambiente mais agradável, propicia maior comprometimento dos membros dessas equipes com os objetivos organizacionais.

O grau de sucesso do líder se relaciona com sua postura, com seu modo de ser, sua credibilidade, versatilidade e capacidade de influenciar pessoas, bem como a capacidade de interpretar os anseios e necessidades das pessoas, e sua versatilidade e habilidade de fornecer respostas diante de circunstâncias diversas.

O verdadeiro líder não se utiliza da equipe em proveito próprio, para alcançar privilégios ou prestígio pessoal. O exercício da liderança é essencialmente uma prestação de serviço. É estar à disposição dos liderados, andar com eles, viver com eles, batalhar com eles, sofrer e vencer com eles.  Para James, liderança é “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário