quinta-feira, 2 de julho de 2020

Opinião

Existem muitos sinônimos para o termo “opinião”, como ponto de vista, avaliação, ideia, julgamento, teimosia, perspectiva, visão pessoal em relação a alguma coisa, ou situação, ou a alguém, dentre outros.

Com frequência se houve pessoas afirmar que possuem opinião formada sobre determinado assunto e que, por isso, estão fechadas com ela. Mas, conforme relatado no item precedente, opinião não comprova os fatos. Ela tanto pode ser o início de um fato a ser constatado verdadeiro e ou científico, como pode preceder um equívoco. A esse respeito, Platão definiu o termo opinião como o meio entre conhecimento e ignorância.

Ter determinada opinião não significa que se está no caminho correto. E nem, necessariamente que se está errado. Por esse motivo, independentemente de se ter uma opinião, precisa agir com sabedoria, dispondo-se a avaliar outras opiniões, nossas ou de outrem. Quando determinada opinião se concretiza, deixa de ser opinião e se transforma em conhecimento, fato.

Equivoca-se quem se enclausura em sua própria opinião, descartando qualquer possibilidade de reavaliá-la e, ainda, modificá-la ou mesmo abandoná-la e substituí-la por outra que, a priori, possa parecer mais viável.

Erra muito quem, numa tentativa de resguardar sua própria opinião, massacra, denigre a imagem de outras pessoas mediante ofensas, falta de respeito ou insinuações de qualquer espécie. Não existe pretexto viável para se agir dessa forma.

Existem pessoas que só aceitam alterar sua opinião quando em proveito próprio, sobretudo para julgar comportamentos e atitudes dos outros, sem sequer dar-se ao trabalho de permitir-se uma breve análise para visualizar possíveis pontos positivos.

Precisa ter muito cuidado antes de afirmar “já tenho opinião formada sobre o assunto”,  pois, a opinião não é a comprovação dos fatos, ou de situações, circunstâncias, etc., e essa afirmação pode indicar que o indivíduo está fechado para tudo o que for contrário ao seu pensamento sobre o tema. E isso pode deixa-lo para trás, pois cerceia sua possibilidade de evoluir.

E o que são “formadores de opinião”? É possível formar opiniões para terceiros? Não é a própria pessoa que forma sua própria opinião, mesmo podendo ser influenciada por outras pessoas.

Ninguém coloca uma opinião na cabeça de outra pessoa. Enquanto essa pessoa não comungar com essa opinião ela a rejeitará. E no momento que a aceita, é ela própria que a adequa ao seu intelecto, amoldando-a a seu modo.

Portanto, entendo que não é possível criar opiniões na cabeça de outras pessoas. É possível, sim, influenciar pessoas a aceitar totalmente, ou com reservas, determinados pontos de vista gerados na cabeça dos outros.

(02.07.2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário