domingo, 27 de novembro de 2011

A LIÇÃO DAS DERROTAS


Para os bons observadores, a vida é um grande e constante aprendizado.  Ninguém é tão sábio a ponto de não ter nada mais a aprender. E também ninguém deve se sentir tão ignorante a ponto de pensar que nada tem a ensinar. É através dos próprios erros e acertos, bem como da observação dos erros e acertos dos outros, que se conduz com firmeza os próprios passos.

Há um provérbio latino que diz: “errandum discitur”, entendido equivocadamente por muitos como “é errando que se aprende”, quando a tradução deveria ser “errando se aprende”. Aceitar a primeira tradução (é errando que se aprende) seria conformar-se com a necessidade de se errar para aprender e negar a própria capacidade de criação. Seria condicionar a aprendizagem às derrotas, aos erros. Seria aceitar que não se tem capacidade de acertar sem errar primeiro. No dia a dia acontecem mais acertos do que erros. Através dos erros e das derrotas se aprende, mas é através das vitórias que se aprende mais, porque além de ter aprendido o caminho, surgem os fatores motivação e segurança, e aumenta a autoconfiança. Os erros nos ensinam a não repeti-los, mas não ensinam necessariamente o caminho certo.

As derrotas são fracassos somente quando são aceitas como fatos consumados e irreversíveis. Deve-se encará-las como tentativas de acertos que não deram certo. Devem ser um ponto de partida para um acerto, para uma vitória. Em cima das derrotas é possível construir grandes vitórias.

As derrotas, não importa o seu tamanho, a sua dimensão, as circunstâncias como ocorreram, nem o alcance das suas conseqüências, podem se transformar em trampolim para originar saltos distantes, certeiros, seguros. Podem se transformar em alicerces firmes para, sobre eles, edificar-se vidas de sucesso.

Não de deve aceitar a necessidade dos erros, das derrotas. Mas quando acontecem, deve-se identificar a sua origem para se tomar duas atitudes: não repeti-los e traçar caminhos diferentes e seguros.

Fazer das derrotas e dos erros um aprendizado é assegurar-se de não repeti-los e, ainda, estar disposto a enfrentar todos os desafios que a vida apresenta, sem medo de errar, e sem medo de acertar. O foco deve ser sempre o acerto.

Um comentário:

  1. Felizes os que erram e têm a consciência de que o erro é uma experiência que não deu certo e buscam outra solução. Feliz do "homo sapiens" que pôde se beneficiar deste processo de aprendizado e evoluir, aprendendo e repassando as experiências. Pena que, em uma sociedade onde somos cercados por todo tipo de informação, muitos acabem em um círculo vicioso onde são induzidos ao erro por conta de informações duvidosas e acabam não mais enxergando um meio de sair desse círculo pois tais atitudes "estão na moda", ou são consideradas corretas mesmo não o sendo.
    Aproveitando, um Feliz Natal e um 2012 cheio de grandes desafios e realizações para todos!

    ResponderExcluir