sábado, 18 de dezembro de 2010

MAIS UMA VEZ

Mais uma vez estamos na reta final de um ano que termina. Mais uma etapa da nossa vida se conclui. Mais uma vez temos a satisfação de ter vivido outro ano. E vivemos.

Fim de ano. As cortinas do palco da vida se fecham outra vez. De um lado da cortina, nós (protegidos, ocultos por ela). Do outro, a platéia que nos assistiu, que nos julgou e se manifesta através de aplausos (muitos, ou poucos: demorados ou rápidos – apenas protocolares), ou vaias. Ou (quem sabe...) o silêncio (este é pior que as vaias, pois significa que passamos sem ser percebidos!).

Ou será que estivemos o tempo todo “do outro lado”. Na platéia. Talvez durante o ano nunca fomos atores, nos contentamos a ser apenas um na platéia. Ser sempre só platéia é estar acomodado, com falta de vontade, de criatividade, sem objetivos.

Pode ser que nunca estivemos na platéia. E além de ter sido sempre atores, fomos os artífices da peça que apresentamos. Neste caso a satisfação é imensamente maior.

O mais importante não é a reação da platéia (aplausos ou vaias. O silêncio é sempre ruim!). O que vale é a sensação do dever cumprido e a disposição de prosseguir.

O fim de um ato não é o fim da peça. O fim da peça não é o fim da carreira. Quando alcançamos uma meta não significa que já atingimos tudo o que queríamos. É apenas uma meta alcançada. Deve-se traçar novas metas. E começar a buscá-las de imediato. Não existem férias para alcançar as metas. Além do horizonte que a nossa vista alcança existe outro horizonte. Depois dele, outro, e outro, e outros.

Assim é o final de um ano: ele termina para deixar lugar a outro, novo, cheio de esperanças. Não importa como foi o ano que está terminando: importa o jeito como o vivemos e a forma como pretendemos viver o próximo. A esperança nunca deve esmorecer. A vontade de vencer, a perseverança, a coragem e a certeza de vencer também não.

Por isso, que este ano que está no fim seja um trampolim através do qual possamos tomar impulso para mergulhar profundamente em 2011. E que 2011 traga muita felicidade a todos.

Feliz Natal.
Feliz Ano Novo.


2 comentários:

  1. Oi tio!
    Muito legal o seu blog.
    E que 2011 seja muito feliz para todos nós.
    E que tenhamos paz!
    Feliz Natal e Feliz Ano Novo para todos aí!
    Sempre que eu puder passo aqui!
    Bjão

    Sheila

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!!
    Um ótimo 2011!
    Bjs
    Vanessa

    ResponderExcluir