sábado, 11 de março de 2023

Personalidade

A personalidade é a soma das características que definem uma pessoa. Ela diferencia cada pessoa. Além disso, essas particularidades a ajudam a definir o tipo de relacionamento que terá com os outros. Pode ser influenciada por vários aspectos, como físico, psicológico, social...

A inteligência tem uma influência muito grande sobre a personalidade de cada um: qual o grau de inteligência que ela se atribui, ou que imagina que possui. O grau de inteligência do indivíduo pode determinar a velocidade da solução em determinadas situações, o que leva a influenciar o seu modo de ser e de se comportar na sociedade.

A personalidade de uma pessoa tem a ver com a forma como ela se enxerga, é o seu “ego” (eu, em latim). O “ego” representa o “eu de cada pessoa”. É a sua marca. Através dele a pessoa define o seu próprio ser. É o jeito como ela se enxerga, como ela age, reage, pensa, julga, e como gostaria que os outros agissem, pensassem, julgassem...

O “ego” tem o papel de defender a personalidade da pessoa, para impedir que ela seja invadida por alguma coisa que possa contrariar os valores que cultiva e que preza. Mas a cultura excessiva do ego é o egocentrismo, e significa considerar-se o centro de tudo, o centro dos interesses, das atenções. A pessoa egocêntrica acha que tudo deve girar em torno dela, como se fosse o sol, rodeado de todos os planetas.

Por isso é interessante que exista um equilíbrio: cultivar o “ego” dentro dos limites necessários para o crescimento e desenvolvimento da própria personalidade, sem invadir os limites das personalidades dos outros.

A maturidade de uma pessoa tem tudo a ver com a conscientização dos seus limites e dos limites dos outros, sabendo que a personalidade pode ser diferente para cada pessoa e que, portanto, deve ser respeitada.

 

Para seguir este blog: desça o cursor até o final do texto, clique em "Visualizar versão para web" e à direita clique em SEGUIR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário