sábado, 9 de julho de 2022

O macaco e o crocodilo (autor desconhecido)

Um macaco muito inteligente vivia em uma árvore carregada de lindas maçãs vermelhas. Certo dia, um crocodilo nadou até próximo à arvore e lhe disse que estava viajando há muitos dias e não tinha encontrado comida. Perguntou ao macaco se ele poderia lhe dar algumas maçãs. O macaco era bastante generoso e lhe deu algumas maçãs. Quando terminou de comer, o crocodilo perguntou se poderia voltar no sai seguinte para comer mais maças. O macaco disse que sim. E assim se tornaram grandes amigos e todos os dias o crocodilo comparecia para comer maçãs e conversar.

Um dia o crocodilo disse ao macaco que era casado, e o macaco gentilmente ofereceu algumas maçãs para que levasse para sua esposa. E a partir daí todos os dias o crocodilo levava maçãs para a sua esposa e a amizade dos dois se tornava cada vez maior.

Mas a esposa do crocodilo começou a ficar com ciúmes e queria acabar com a amizade deles. Ela logo pensou na carne macia e gostosa do macaco. Então ela pediu ao crocodilo que convidasse o macaco para jantar na casa deles. O crocodilo não aceitou, mas sua esposa estava determinada a comer a carne do macaco. Então, ela elaborou um plano: fingiu estar doente e disse ao crocodilo que o médico lhe falou que para se recuperar deveria comer o coração de um macaco. Se o crocodilo quisesse salvar a vida dela deveria lhe trazer o coração do seu amigo.

O crocodilo ficou desesperado. Não sabia o que fazer, pois amava a sua esposa, mas também o seu amigo. Então o crocodilo convidou o macaco para jantar na casa dele.

Ele lhe disse que poderia atravessar o rio nas suas costas.  E o macaco convidou alegremente. Quando chegaram na metade do caminho, o crocodilo começou a afundar. O macaco ficou assuntado e perguntou por que ele estava agindo assim. O crocodilo, triste, explicou  que sua esposa estava morrendo e que precisava do coração do macaco para salvar a sua vida. O macaco era muito inteligente e respondeu ao crocodilo: “posso dar o meu coração, mas preciso fazer isso na minha árvore”.

O crocodilo, bobo, concordou e levou o macaco até a sua árvore. O macaco subiu rápido e disse: “diga a sua esposa que ela se casou com o crocodilo mais idiota do mundo”. E jogou uma maçã na cabeça dele.

Moral da estória: (elabore sua própria moral para esta fábula).

 

Para seguir este blog: desça o cursor até o final do texto, clique em "Visualizar versão para web" e à direita clique em SEGUIR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário