sábado, 25 de junho de 2022

Perdoar

Perdoar, palavra suave, mas cujo efeito verdadeiro se dá apenas se praticada, o que faz a alma se tornar leve e em paz consigo mesma. No grego tem o sentido de “abrir mão, deixar ir”, e no latim, de “doar antes”. Assim essa palavra manifesta a ação de livrar-se de algo que incomoda mesmo antes de alguém pedir. De relevar algo que feriu, mesmo que a ferida permaneça aberta e o agressor não esteja arrependido.

Perdoar significa arrancar do coração as ofensas depositadas por alguém, e que geraram dor, machucados e ressentimentos, e deixar seu lugar livre para o amor. É relevar, é deixar de sentir mágoa de quem nos fez mal, apesar das cicatrizes profundas. Não é fechar os olhos pelo mal recebido, é mantê-los abertos e permanecer acima desse mal.

Perdoar não significa fingir que nada aconteceu. Também não significa esquecer. Perdoar é desfazer a culpa de alguém. É abrir mão de qualquer ação vingadora. E isso não significa esquecer: as cicatrizes deixadas permanecerão sempre como legado do mal recebido, mas a beleza do perdão está em considerar essas cicatrizes como troféus, já que os ressentimentos se transformaram em vitórias do amor. A grandeza do perdão é perdoar antes que nos peçam perdão.

Toda vez que se perdoa, alimenta-se a alma de bons sentimentos. E isso, mantém nosso ser em equilíbrio, melhora a saúde, libera dos males do stress. Permitir que a raiva tome conta de nosso ser, é deixar as consequências negativas tomarem conta do que temos de mais precioso: nossa vida.

Quem perdoa ganha duas vezes: demonstra que está acima dos males do ódio e, ao mesmo tempo, está purificando sua alma do veneno que estava destinado ao agressor, mas que permanecia dentro da pessoa que o destilou. Quem perdoa se livra de um peso incômodo que está dentro dele, e libera espaço para o bem.

O perdão é uma vassoura poderosa que varre de dentro de nós a imundície gerada pela raiva, pelos ressentimentos, pelo ódio contra quem nos ofendeu. Essa limpeza abre espaço, no coração, para bons pensamentos, boas ações, boas atitudes e bons recomeços.



Para seguir este blog: desça o cursor até o final do texto, clique em "Visualizar versão para web" e à direita clique em SEGUIR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário