terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Liderança

É capacidade e habilidade de influenciar e atrair pessoas para conduzi-las a atingir objetivos comuns.

Essa dupla, ou seja, capacidade e habilidade de influenciar pessoas, supõe, ainda, que o líder disponha de outras qualidades importantes, como:

Saber estimular a motivação no grupo,

Pautar-se em princípios da ética,

Ter criatividade,

Agir com transparência, para que os liderados se sintam confiantes e entusiasmados em segui-lo e se comprometam a, juntos, alcançar os objetivos propostos.

Na esteira desse conceito, é bom ressaltar que liderança não se compra, não se vende, não se rouba, nem se furta. Também não se herda e não se deixa de herança.

A liderança se conquista.

E onde se conquista? No grupo, junto aos liderados.

Como se conquista? Através do seu modo de vida, de seu comportamento, de suas atitudes, enfim, da forma como se dirige às pessoas e, principalmente, como as trata.

Quando se fala que a liderança se conquista, significa que para ser um líder de verdade, é preciso primeiro ter a aprovação dos liderados. São eles, os liderados, que autorizam o líder a liderá-los. A liderança nunca é imposta. Se imposta, deixa de ser liderança.

Enquanto o grupo não aceitar determinada pessoa como seu líder, essa pessoa por mais que queira se impor, não obterá a liderança. E essa autorização perdura enquanto houver confiança: ela pode terminar a qualquer momento, basta que o grupo perca a confiança nesse líder. A confiança é a base da liderança.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Para seguir este blog: Vá até o final do texto, clique em "Visualizar versão para web" e à direita clique em SEGUIR.



Nenhum comentário:

Postar um comentário